5 Dicas para o sucesso na utilização do Prezi
31 Janeiro, 2017
Apresentações em Público
31 Janeiro, 2017

Conhece os 7 C’s para uma comunicação em público eficaz?

Nas empresas e nos negócios ‘não basta ser, é também preciso parecer’: é preciso demonstrar o valor do nosso produto ao cliente. É por isso preciso ‘passar a mensagem’, para que as mais-valias e os benefícios das nossas propostas de valor sejam efetivamente compreendidas e valorizadas pelos nossos clientes.

Se por um lado esta é uma das competências mais valorizadas pelas empresas, por outro esta é também uma das que maior ansiedade gera nos colaboradores. Estudos apontam para que cerca de 75% da população sofra de algum grau de glossofobia, ou medo de falar em público. Fatores de personalidade, como a maior timidez, experiências passadas traumáticas são fatores que podem contribuir para o aumento do medo de falar em público mas existem outros fatores como o conhecimento do tópico a abordar ou a prática em apresentações em público que podem ser por si controlados.

A boca seca, o coração acelerado, a sensação de “borboletas na barriga”, o suor, o tremor, as mãos frias, as hesitações na fala, desviar o olhar e o falar rápido demais são alguns dos aspetos que podem denotar ansiedade e insegurança. Estes são fenómenos normais e podem ser adaptativos: ajudam-no a preparar-se para a situação que vai enfrentar. O importante é a forma como os gere.

É possível desenvolver e aperfeiçoar a sua comunicação através do treino e da aplicação de alguns princípios simples resumidos em 7 C’s:

Controlo: a linguagem corporal, o tom de voz, o que diz, a audiência… tudo deve estar sob controlo.
Conversa: fale de forma natural, como se estivesse a conversar com um colega, sempre atento aos sinais do outro.
Confiança: acredite em si e no que diz… olhe para quem fala, ajuste o tom de voz, tenha uma postura aberta e segura, sem tensão.
Competência: domine o tópico a abordar, aprofunde o que quer transmitir e antecipe possíveis questões.
Calma: na respiração, no ritmo do discurso, nos gestos e nos próprios movimentos na sala; relaxe….
Clareza: seja objetivo, especifique e não dê margem para mal entendidos.
Concisão: vá direto aos pontos essenciais e otimize cada minuto.

Aceita um desafio? Filme-se durante uma apresentação em público e analise a sua performance de modo a potenciar os seus pontos fortes e encontrar os seus pontos de melhoria.