ORGULHAMO-NOS MUITO

DO QUE FAZEMOS



UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA E DISRUPTIVA DE TEAM BUILDING

Uma prestigiada e reconhecida empresa multinacional lançou-nos o desafio de concebermos e implementarmos uma experiência de reforço da coesão e do bem-estar no seio da Equipa de Direção e de Gestão da operação portuguesa. Esta experiência ocorreu no interior do país, na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, concelho do Fundão, foi desenvolvida com base no programa “Nature - diving in organizational purpose” e envolveu uma equipa de Consultores da Paradoxo e de Monitores locais.

Durante um dia e meio esta equipa foi retirada da rotina pessoal e profissional do dia a dia e “mergulhou” na vida, nas tradições e nos hábitos desta simpática comunidade do interior do país.
Meditação na natureza, para reforçar o autoconhecimento e tomar consciência do seu propósito de vida; confeção de pão de milho num forno comunitário tradicional, para apropriar o valor de todos e de cada um para o resultado final global da empresa; realização de atelier sobre o ciclo do linho, para consolidar o valor da organização e da interligação das atividades nos processos de trabalho; condução de barca tradicional no rio Zêzere, para experienciarem o valor da liderança no desenvolvimento da empresa e do negócio; e interpretação da arquitetura do núcleo central da aldeia, para compreenderem como é que as pessoas procuram na cooperação com os outros superar os perigos e as ameaças do ambiente organizacional, foram os ingredientes principais desta experiência catalisadora do bem-estar e do equilíbrio pessoal, fatores indispensáveis para o desenvolvimento e a sustentabilidade das empresas.

No final o brilho que irradiava dos olhos dos participantes sinalizava o impacto desta experiência única e disruptiva em termos pessoais e profissionais em cada um dos participantes.



BEM-ESTAR E CONCILIAÇÃO VIDA PESSOAL - VIDA PROFISSIONAL

Bem-estar e conciliação vida pessoal - vida profissional Neste caso a finalidade consistia em reforçar o bem-estar psicológico e as práticas de conciliação vida pessoal - vida profissional de Dirigentes e de Técnicos de um importante organismo da Administração Pública, devido à pressão e à exposição mediática a que estão sujeitos.
100% online este projeto de formação e desenvolvimento teve como objetivo ajudar os participantes a compreenderem como é que o perfil comportamental de cada um impacta no seu bem-estar e no daqueles com quem interage em casa e no trabalho, bem como na conciliação entre a vida pessoal e a vida profissional; visou ainda aferir se o que fazem conflitua com o que realmente os apaixona e com o que dá sentido à sua vida, de modo a identificarem as mudanças que precisam de fazer para criarem um padrão de ação e de comportamento catalisador de bem-estar psicológico e de equilíbrio vida pessoal - vida profissional.

O valor deste projeto está bem expresso no depoimento de um dos participantes: “nem sempre é fácil fazermos uma autoavaliação do nosso comportamento perante os outros, seja na vida pessoal ou em contexto profissional, e nem sempre é fácil lidarmos com algumas das nossas características; mas acaba por ser um bom exercício conhecermo-nos um pouco melhor para aumentarmos o controlo das nossas atitudes e melhorarmos o nosso bem-estar”.




CRIAR CONTEÚDOS PARA E-LEARNING

Nesta situação tratava-se de criar uma solução em e-learning para formação técnica a partir de uma versão considerada pouco dinâmica, para uma distinta empresa do setor da distribuição.

O desafio incluía um nível avançado de interatividade, para estimular o compromisso dos formandos com a aprendizagem e o envolvimento com os conteúdos propostos.

O projeto começou pela criação de uma sinopse do enredo com base no qual foi depois desenvolvido o storyboard com a abordagem pedagógica, os ciclos e microciclos de aprendizagem, o tom de voz, a linha gráfica e os recursos didáticos (texto, imagem, vídeo, áudio, narrações, …); concluída esta fase procedeu-se à produção dos recursos didáticos que foram incorporados na solução, nomeadamente vídeos e narrações; por fim passou-se ao desenvolvimento em Articulate 360 da solução com base na arquitetura conceitual e pedagógica estabelecida no storyboard, seguida da compilação para scorm e publicação na plataforma de e-learning do cliente.

O valor acrescentado para o cliente foi significativo, pois aumentou o número de formandos que passaram a realizar esta ação de formação, com os consequentes impactos em termos de ganhos de tempo e de produtividade para as pessoas e para o cliente.


NA PARADOXO CADA CLIENTE É ÚNICO CONTACTE-NOS